ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ALFREDO ANDERSEN: TRAÇOS E CORES DO PARANÁ NO ECOMUSEU DA ITAIPU EM FOZ DO IGUAÇU

A exposição “Alfredo Andersen: Traços e Cores do Paraná” foi aberta na noite de quinta-feira (17 de maio) no Ecomuseu da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Apresenta ao visitante um pouco dos costumes dos paranaenses no início do século 20 por meio das telas de Alfredo Andersen (1860-1935), considerado o “pai da pintura paranaense”.  A mostra, que faz parte da programação de aniversário da Itaipu, prossegue no local até o mês de setembro. O público poderá ainda interagir com a réplica do ateliê de Andersen montada no Ecomuseu, tirando fotos direto da cadeira “do pintor” .

“É um legado artístico importante e que todo paranaense deveria conhecer. No Ecomuseu, essas obras ficarão mais acessíveis ao público da região. Essa iniciativa é parte de nossa missão de disseminar a arte e a cultura”, disse o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva.
Para Scheffer, a forma como Andersen retratou a biodiversidade do Paraná mostra que a natureza não recebeu a proteção adequada ao longo dos anos. “A imagem daquela época mostra que não estamos cuidando adequadamente do nosso patrimônio natural. Perdemos muito”.

O bisneto do pintor, que preside a Associação de Amigos de Alfredo Andersen, Wilson Andersen Ballão, representou a família do artista na cerimônia de abertura, na quinta-feira (17), com a presença de jornalistas, professores e artistas locais. Wilson Ballão destacou que as obras de Andersen revelam sua paixão pelo Brasil e pelo Paraná. “Eu não o conheci, mas tudo que li e escutei sobre ele demonstra que sua característica mais marcante foi o fato de querer ser brasileiro”. Uma das provas foi a troca do seu nome de Alfred para Alfredo depois de viver no Brasil, por se considerar brasileiro. “Ele não só traduziu ou expressou essa emoção nas telas, mas se dedicou ao ensino do que entendia como arte aos seus irmãos brasileiros”. Em 1931, quatro anos antes de sua morte, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba.
O evento também teve a participação da diretora do Museu Alfredo Andersen, Débora Maria Russo; da Diretora da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, Marcella Souza Carvalho; do viceprefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato; do coordenador do Núcleo Regional da Casa Civil, Gessani da Silva; e do Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues.
A mostra é promovida pelo Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, Museu Alfredo Andersen, Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e Ecomuseu de Itaipu.

Confiram abaixo algumas fotos!

Fotos: Zanella/Itaipu

[wp1s id=’5683′]